Início Contato Tutoriais Image Map

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pele: o início [Parte VI]

Após a higienização da pele, há uma etapa de imensa importância que fazemos, mas que possui detalhes que passam despercebidos: a tonificação.

Pra que, afinal de contas, ela serve? Qual a diferença entre os tônicos (sim, existe mais de um tipo)? Quais os seus efeitos sobre a pele?

À primeira vista os tônicos faciais parecem aguinhas coloridas, perfumadas e inúteis de se passar na pele antes do hidratante sabe-se lá por que, mas que as pessoas dizem ser necessário e bom.

É óbvio que o tônico tem alguma função, e o grande mistério para a maioria das pessoas está aí. Grande parte das meninas usa, mas não sabe pra que serve, e outras não usam porque não sabem pra que serve e não vêem a importância dessa aguinha colorida e perfumada para a pele.

Os tônicos são os cosméticos responsáveis pela devolução à pele de determinadas características que ela perdeu na limpeza com o sabonete, como o reestabelecimento do pH e da umidade natural. O pH da pele se altera para básico quando usamos substâncias saponáceas e isso ajuda na proliferação de algumas bactérias sobre a pele, assim como de alguns fungos. O tônico acidifica a superficie da pele novamente, coibindo, assim, milhares de problemas de pele, como a acne. 


Além disso, o tônico limpa mais profundamente, removendo vestígios de maquiagem, poluição e outras impurezas que continuaram na pele mesmo após a lavagem. E mais, ele também uniformiza a textura da pele, ajudando a diminuir a aparência de poros dilatados, devolvendo a elasticidade natural a ela, bem como evitando a ação dos inimigos número um da juventude, os radicais livres.

Muito bem. Agora você sabe pra que serve a tonificação, mas que tônico é o mais indicado para a sua pele? Tá aí outra pergunta difícil.

Existem diversos tipos de tônicos: hidratantes, matificantes, revitalizantes, revigorantes, reenergizantes, adistringentes, e por aí vai. Há muitas opções, então o que vai definir qual a sua escolha é o efeito que você quer dar a pele. Por exemplo, os hidratantes favorecem quem tem a pele seca; os matificantes para quem tem a pele muito oleosa, visto que eles deixam a pele sem brilho; e os adstringentes ajudam a controlar a oleosidade natural da pele, sendo, por isso, para peles acnéicas, oleosas e mistas.

Pausa para uma ressalva: tônico e adstringente não são a mesma coisa. O adstringente possui componentes em sua fórmula direcionados para o controle de oleosidade, sendo indicado para as peles com esse tipo de necessidade. O que acontece é que alguns tônicos também são adstringentes, fazendo os dois efeitos.

Por isso, na hora de escolher seu tônico, tenha uma finalidade em mente. Você quer uma pele menos brilhante? Mais hidratada? Mais descansada? Escolha bem e encontre o que se adapte melhor a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi publicado com sucesso!