Início Contato Tutoriais Image Map

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pele: o início [Parte I]

A pele é o maior  órgão do corpo humano e  o protege contra agressões
de toda ordem, como fungos e bactérias. Mesmo  assim,a pele também é
algo frágil: ela reflete o seu interior, ela externa como anda a sua saúde.
Quando o organismo vai bem, a pele o acompanha, mas quando vai mal...
Qualquer pessoa que entende um mínimo de maquiagem sabe que uma pele bonita e saudável é indispensável. Contudo, apesar das informações até exaustivas sobre como manter sua pele bem, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre como tratá-la ou mesmo seguem apenas algumas das indicações. Justamente por isso resolvi começar por aqui: como ter uma pele perfeita.


Mas por que é tão importante assim ter uma pele perfeita se vamos usar maquiagem? Simples, a pele é o princípio de tudo, ela que  vai dar "sustento" a toda cobertura artificial que você use, ela vai fixar melhor a maquiagem dependendo de como estiver tratada, assim como é o elemento substancial em determinados looks, especialmente os para o dia e até os makes nude, tão falados e utilizados nos últimos verões. Além de que ninguém consegue usar maquiagem todo tempo, ás vezes bate aquela preguiça, ou mesmo aquela vontade de sair sem passar nem corretivo. E há ainda o fator idade (tão odiado por muitas mulheres), que é sim possível de "esconder" através da maquiagem, mas ninguém quer ter um rosto impecável maquiado e cadavérico envelhecido depois de remover tudo, não? É para esses momentos que você PRECISA de uma cútis invejável. 



A pele


A pele é o maior órgão do corpo humano e o protege contra agressões de toda ordem, como fungos e bactérias. Mesmo assim, a pele também é algo frágil: ela reflete o seu interior, ela externa como anda a sua saúde. Quando o organismo vai bem, a pele o acompanha, mas quando vai mal...


O primeiro passo para ter uma pele bonita é saber as características específicas da sua. Não há grandes dificuldade nessa parte, você deve saber o seu tom e o seu tipo de pele. Isso vai ajudar na escolha dos cosméticos que você irá usar, especialmente da maquiagem.

Cada um possui um tom de pele, e esse tom é determinado pela produção de melanina, um pigmento capaz de ajudar na proteção contra os raios solares. Por isso, a pele negra, com mais melanina, envelhece menos, naturalmente. No entanto, ela tem mais tendência a ficar manchada pela exposição ao sol, o que também a sujeita ao uso diário de protetor solar. Além disso, as peles negras têm um maior número de glândulas sudoríparas -- que causam a transpiração -- e são, geralmente, mais oleosas que as peles brancas e, por isso, mais propensas à acne. Assim, é preciso tomar certos cuidados dependendo do seu tom de pele.

Já no caso do tipo de pele, o trabalho é um pouco maior. Existem quatro tipos: oleosa, mista, normal e seca.

Oleosa e mista

A pele oleosa possui uma produção de óleos maior que as outras e, assim, possui um brilho excessivo e maior tendência à espinhas e cravos.

A pele mista, por sua vez, possui um brilho maior na zona T (testa, nariz e queixo) e, às vezes, em algumas outras regiões da face, mas de maneira localizada. É o tipo mais comum de pele -- é, aliás, o meu tipo -- e requer um cuidado diferenciado, principalmente se você, como eu, mora em um lugar quente, o que estimula bastante a transpiração.
Uma das coisas na qual as pessoas que têm esses tipos de pele mais pecam é no quesito hidratação. Não é porque a pele possui uma maior produção de sebo que você deve deixar de hidratá-la. Pelo contrário, como os produtos de limpeza (sabonetes e esfoliantes) indicados pra elas são mais potentes que os comuns, se a pele não receber uma boa hidratação após o uso deles o tratamento na verdade se torna um estímulo à acne e à oleosidade excessiva, os maiores problemas de pele enfrentados por essas pessoas. Isso porque existem dois tipos de estímulos para a oleosidade: um é o natural da nossa pele e o outro é uma reação dela à remoção da oleosidade.

Se você retira completamente a cobertura natural de proteção da pele, seu corpo interpretará de maneira errada a falta de sebo na superfície dela, achará que, por algum fator externo, as glândulas sebáceas não estão conseguindo suprir as necessidades da sua pele e as fará trabalhar mais. Por isso, limpe, tonifique e, principalmente, hidrate a sua pele, tomando o cuidado de usar produtos comedogênicos (que não obstruem os poros), também conhecidos por oil-free, ou em gel, para não acrescentar mais óleos à sua pele.

Normal

Esse tipo é o mais fácil de cuidar. A pessoa que nasce com esse tipo abençoado de pele é a mais sortuda de todas! A aparência é igual pele de bebê, não tem brilho nem é desidratada. Não exige cuidados além do normal. Só limpeza, tonificação e hidratação diárias.

 
Seca

Enfim, o último tipo de pele. A pele seca é desidratada e com aparência áspera, aparenta mais rugas e marcas de expressão que os outros tipos. Exige muita hidratação, por isso use cremes bem melequentos, daqueles que fazem a mão da gente ficar lisa por muito tempo e que demoram pra ser absorvidos, eles ajudarão a normalizar a sua pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi publicado com sucesso!