Início Contato Tutoriais Image Map

domingo, 29 de agosto de 2010

Pele: o início [Parte III]

Quem é muito branquinha, geralmente as loiras e as ruivas, por pura predisposição hereditária, tem tendência a criar sardas no rosto e, embora algumas pessoas achem isso um charminho a mais, outras não suportam. Além disso, ainda existem as manchas de pele causadas pelo sol, que, ao contrário de algumas sardas, não têm o menor charme...

Prosseguindo com os problemas de pele, aprenda como corrigir e prevenir as manchas e sardas sem maquiagem.


Sardas

As sardas são reações da pele a exposição solar. Lembram-se quando eu falei da melanina? A pele das ruivas e loiras, para bloquear os raios solares, produz melanina e pigmenta as regiões mais expostas, por isso as sardas surgem majoritariamente no nariz, nas bochechas e no colo.

O tratamento dermatológico dessas manchinhas se faz com laser ou com aplicação de ácidos. Alguns cremes clareadores também fazem efeito, mas bem menor se comparado às intervenções médicas. Justamente por esse motivo, é melhor se evitar que elas apareçam. Para isso, use protetor solar sempre. Procure um que proteja suficientemente e se adapte a sua pele. Se ela for oleosa, use um produto em gel ou comedogênico.

Os filtros solares a partir do FPS 15 absorvem muito pouco da radiação solar além da que esse fator consegue. Então, não se preocupe em comprar um filtro com o FPS muito alto, se preocupe também com o seu $$$!

O ideal seria usar, no verão, um protetor de FPS 30 e, no inverno, um de FPS 15. E se você, como eu, mora em um lugar onde só existem duas estações    uma que faz muito sol e chove, e outra que faz muito sol e não chove   , use o protetor solar SEMPRE!!! Ele será seu maior companheiro. Além disso, reaplique-o a cada, no máximo, 3 horas, porque o protetor solar desfaz a sua película depois de algum tempo, principalmente se você sua muito, se molha ou fica muito tempo em exposição.

Manchas de sol

Para as manchinhas de sol que surgem, mas que não são sardas (essa diferenciação existe por conta da predisposição genética das sardas), que podem ser mais claras ou mais escuras que a pele. Indica-se esfoliação para as manchas claras, se elas forem superficiais, só isso já será o suficiente para removê-las. Já as escuras, requerem dois cuidados: esfoliação e uso de cremes clareadores.

A prevenção deve ser feita com o uso de protetor solar (não vou me cansar de repetir isso nunca!). E ainda deve-se evitar contato, antes da exposição ao sol, com substâncias fotossensibilizantes (perfume, limão e outras frutas cítricas, figo e até refrigerantes). Essas substâncias reagem com o sol, deixando pequenas queimaduras na pele que demoram bastante pra sair. 

Muito cuidado com as manchas de pele, elas podem ser sintomas de doenças ou mesmo serem conseqüências do uso de medicamentos. Consulte o seu dermatologista, antes de tudo. Ele irá aconselhá-lo sobre a melhor maneira de tratar. Os dermatologistas indicam desde o tratamento com ácidos até o peeling, dependendo do caso.

E por hoje isso é tudo. Tentem seguir todas essas indicações para uma pele sem manchas, isso diminuirá sobremaneira seu consumo de corretivos e bases, além de estimular ainda mais a vaidade. Afinal, uma pele bonita e bem tratada é o início de uma bela maquiagem!

p.s.: Não vou mentir pra vocês, estou louca pra começar a falar de maquiagem, mas essa missão vai ficar pra daqui um tempinho. Sou muito perfeccionista pra deixar a parte da pele no meio. Sorry! Mas juro que daqui uns dias, eu começo a fazer alguns looks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi publicado com sucesso!