Início Contato Tutoriais Image Map

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pele: o início [Parte V]


Como prometido, vou começar a falar de produtos cosméticos para tratar da pele. Então faça uma listinha do que comprar.

Começando pelos sabonetes faciais, seus tipos e usos.
 

Limpar a pele é algo muito importante. Deve-se fazê-lo, no mínimo duas vezes ao dia. No entanto, você deve escolher bem seu sabonete, pois , assim como o hidratante, ele deve respeitar o seu tipo de pele.

Os sabonetes permitidos para uso na face, diariamente, são os glicerinados ou as loções próprias para limpeza facial. Para o dia a dia, esses são os ideais, eles limpam a pele sem ressecá-la e se adaptam a todos os tipos de pele.

Só que você já deve ter ouvido pelo menos alguma vez sobre os sabonetes sulfurosos (à base de enxofre) para lavar o rosto, não? Há quem diga que esses sabonetes ajudam muito, pois eles são mais fortes e até fazem um leve peeling quando usados. Até os indicam para quem tem problemas de acne.

Pausa para a advertência: sabonetes sulfurosos ajudam, mas seu uso deve ser comedido.

Os sabonetes sulfurosos possuem enxofre na composição, uma substância de cheiro desagradável, encontrada principalmente em gases de pântano (ECA!) e que têm alguns efeitos colaterias bem ruins. Por exemplo, se ele entrar em contato com alguma mucosa do seu corpo, prepare-se para muito sofrimento (é sério!), ele literalmente arranca a pele da mucosa te deixa em carne viva (não é uma coisa nada bonita de se ver... =X). Outro efeito colateral péssimo é que, se ele cair nos seus olhos, você pode ficar cego...

Ficou com medo agora?! Era justamente essa a intenção (me sentindo dumal agora hehehe).

Não use sabonetes a base de enxofre em qualquer lugar do seu corpo. Eles são ótimos para algumas coisas, como acabar com a a foliculite, porém devem ser usados com muito cuidado no rosto. Para a região da face, eu indico o uso deles apenas uma vez por semana, de preferência no dia em que você esfoliar a pele. Ele ajudará na remoção das células mortas, além de desinfetar muito bem a pele. Mas cuidado, passe bem longe dos olhos, da boca e das narinas (regiões de mucosa). Se quiser, passe só onde você tem mais cravinhos e espinhas, essas são as regiões que mais precisam desse tipo de tratamento. Nunca use esse tipo de sabonete se você tiver a pele seca, ele irá ressecá-la ainda mais. E não se esqueça de hidratar e proteger bem sua pele depois disso (é sério!). Nunca tome sol sem proteção, principalmente depois de retirar a proteção natural da sua pele, ela ficará manchada com mais facilidade.

Outra opção são os sabontes anti-sépticos. Eles também são fortes, e servem para a mesma coisa que os sulfurosos, mas com o plus de não serem tão perigosos. Alguns são até glicerinados e anti-sépticos, perfeitos para quem tem acne. Use-os também para depois das esfoliações e não esqueça de hidratar e proteger a pele, independete de ela ser oleosa ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi publicado com sucesso!