Início Contato Tutoriais Image Map

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Limpeza sim, shampoo não! [Parte I]


Este é um post dedicado às meninas de cabelos cacheados, ondulados ou lisos incontroláveis (leia-se volumosos). Pretendo fazer uma série falando para vocês de inovações para o tratamento desses tipos cabelos. E para este primeiro, começarei a falar de duas técnicas bem diferentes e que trazem ótimos resultados.

Vocês já ouviram falar nas técnicas no poo e low poo?


Grande parte de vocês eu tenho certeza que vai responder "não". Então vamos por partes...

Os cabelos volumosos e cacheados, durante a última década, perderam seu espaço para os cabelos extremamente lisos  e comportados.



O mercado de secadores, chapinhas, alisantes e das escovas nos seus mais variados nomes, cresceu enormemente e acabou por produzir um ideal de cabelo liso nas mulheres que não os tinham. Essa mulheres chegaram ao ponto de ficar carecas, com o cabelo extremamente ressecado, com uma aparência esticada, espichada, grudada e horrorosa que não teriam se soubessem como cuidar dos seus cabelos naturais.


Não que os cabelos lisos não tenham a sua beleza, claro que têm! Mas a visibilidade que eles tomaram por conta da mídia e do consumismo motivado pela indústria de cosméticos, forçaram quem não se enquadrava nesse padrão a adotá-los, prejudicando a saúde das pessoas e dos cabelos em favor de moldes.

Ainda bem que depois de todo esse estrago, começou-se um movimento no sentido contrário, de realçar a beleza natural dos cabelos. E é nesse contexto que se inserem as técnicas no e low poo.

Uma cabeleireira americana chamada Lorraine Massey, autora do best-seller Curly Girl e dona da linha de cosméticos DevaCurl, nomeou duas técnicas já muito usadas pelas negras americanas para tratar seus cabelos com esses nomes (quem quiser saber mais é só acessar o Devas Brasil). Essas duas técnicas ajudam no tratamento de cabelos ressecados, secos, cacheados, crespos, sem forma, e por aí vai... Elas ajudam a manter a hidratação natural do cabelo a partir da diminuição ou extinção do uso de shampoo no cabelo.


E as técnicas se resumem no seguinte:

Low poo: lavar os cabelos usando menos shampoo. Para isso, pode-se fazer o uso de bicarbonato de sódio em vez do shampoo.

No poo: lavar os cabelos sem usar shampoo. Para isso, Lorraine indica usar suco de limão diluído em água uma vez por semana.



Obviamente, é de se esperar que vocês estranhem as técnicas, até porque é da cultura da mulher brasileira acreditar na sensação orgásmica da espuma mostrada nas propagandas como um dos benefícios do shampoo na sua vida, não visualizando de modo algum os malefícios que ele traz ao cabelo.

Contudo, me respondam: quantas de vocês são satisfeitas com seus cabelos usando os meios e cosméticos ditos normais?

É preciso, então, abrir a mente para métodos novos. A ignorância é a maior inimiga que se pode ter, é ela que dá origem aos preconceitos e não nos permite tentar coisas novas que poderiam muito bem nos satisfazer. Por isso, antes de criticar, tentem conhecer e entender coisas novas, elas podem surpreender no futuro!

E aí? Quem tá disposta a tentar?

2 comentários:

  1. Já tentei a técnica no no poo, e definitivamente não dá certo.. o cabelo fica pesado sem aquela sensação de limpeza.. não dá mesmo, mto estranho!

    ResponderExcluir
  2. Talvez você tenha feito a rotina de maneira errada, linda!
    Eu uso a técnica há mais de um ano e já convenci muitas pessoas a começarem, sendo que todas as que realmente fizeram do modo certo se deram muito bem.
    No proximos posts eu vou dar outras maneiras de se seguir uma rotina semelhante, se você se interessar, pode tentar.

    ResponderExcluir

Seu comentário foi publicado com sucesso!