Início Contato Tutoriais Image Map

sábado, 28 de agosto de 2010

Pele: o início [Parte II]


Depois de saber o seu tipo de pele e tomar certos cuidados específicos pra ela, como comprar o creme hidratante ideal, o segundo passo para a pele perfeita é evitar certos probleminhas e, para o caso de esses pequenos probleminhas já existirem, saber como tratá-los.

O nosso passo a passo de cuidado com a pele continua. Falaremos sobre um dos problemas de pele que mais preocupa as mulheres: a acne.

O que fazer quando aquela espinha HORRORÍVEL aparece? Pior! Você não resistiu, a espremeu e ficou com uma marca vermelhona no rosto, quem sabe até uma cicatriz... Calma, tudo na vida tem solução (a não ser morte... =x). Se você tem problemas com cravos e espinhas, aprenda alguns truquezinhos para não ficar com os cabelos em pé por uma besteira dessas.



Acne

Em primeiro lugar, um aviso: NÃO SE AUTOMEDIQUE. A acne é uma doença, e como qualquer outra da mesma natureza, deve ser tratada com orientação médica. Se o seu problema de acne é sério, procure um dermatologista, ele poderá orientá-lo da maneira correta.

O que se pode fazer é prevenir a aparição de cravos e espinhas e, se mesmo assim elas aparecerem, controlar seus maus hábitos, nada de espremer! Espremer só irá lesionar o local e poderá deixar manchas e cicatrizes, além de talvez agravar a situação, pois nossas mãos e unhas são cheias de bactérias.

Mas, então, como prevenir a acne? Você se lembra de quando eu falei sobre os cosméticos específicos? Pois então, essa é uma das maneiras. Tenha em mãos um trio que se dê bem com sua pele, um sabonete de limpeza suave    a pele do rosto é mais delicada que a do resto do corpo e, por isso, precisa de menos substâncias detergentes; dê preferência aos sabonetes glicerinados, em gel ou específicos para o rosto   , um bom tônico e um creme hidratante que se adapte ao seu tipo de pele. Encontre cosméticos que sejam as suas almas-gêmeas (ainda vou falar das minhas almas-gêmeas no fim dessa série) e não largue deles de jeito nenhum.

Além disso, esfolie seu rosto, no mínimo uma vez por semana. A esfoliação ajuda na renovação das células da pele e também ajuda a desobstruir alguns dos poros que se tornaram cravos. O problema é que essa desobstrução não é tão efetiva quanto a feita pro profissionais, mas ajuda um pouco.

Há ainda algumas máscaras próprias para o tratamento da acne. Usando-as com disciplina, você percebe uma melhora significativa na pele.

Outros cuidados que você deve ter são: evitar o sol, usar maquiagem a base de água, controlar o estresse e a alimentação.

O sol, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não seca as espinhas, ele na verdade estimula o trabalho das glândulas sebáceas, sobrecarregando os nossos poros e aumentando a incidência da acne.

Já a maquiagem a base de água não obstrui tanto os poros quanto as oleosas, permitindo que a sua pele "respire". Aliás, sempre retire a sua maquiagem. Nada de ficar o dia todo fantasiada de gueixa! A sua pele precisa de um descanso. Use um demaquilante bifásico pra retirar tudo após lavar o rosto. Tenha esse hábito, ele ajudará em muito a preservar intacto seu rostinho de porcelana.

Quanto ao estresse, a explicação é a seguinte: ele descontrola os seus hormônios. Sim, os hormônios são a gênese dos cravos e espinhas. São eles, na adolescência, que introduziram a acne na sua vida. E são eles que, durante o ciclo menstrual das meninas (e mulheres), fazem o rosto pipocar de pontinhos vermelhos. Por isso, durma bem, não se canse desnecessariamente, evite o estresse, ele é o vilão da beleza, descontrola os seus hormônios, produz radicais livres que te envelhecerão e te deixa uma pessoa muito MUITO chata!

E, por fim, nosso último capítulo na saga anti-acne: sabe aquela crença de que chocolate causa espinhas? Ela é parcialmente verdadeira. O chocolate nada mais é do que um alimento gorduroso e seu consumo deve ser feito com moderação. Os alimentos gordurosos causam uma liberação maior de gordura na superfície da sua pele, podendo, assim, aumentar as chances de aparecerem as odiosas espinhas. Evite também alimentos lácteos, frutos do mar, alimentos com ovos ou com muito sal, pois eles contêm iodo, uma das substâncias que agrava os quadros de acne.

Com essas informações, não estou pretendendo que você retire completamente determinadas substâncias da sua alimentação. Uma alimentação saudável e balanceada, antes de tudo, é necessária. Afinal, de que adianta uma pele sem acne em um corpo desnutrido? Preserve a sua saúde comendo de tudo um pouco, a moderação é a chave para uma beleza natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi publicado com sucesso!