Início Contato Tutoriais Image Map

domingo, 24 de outubro de 2010

Limpeza sim, shampoo não! [Parte IV]

Como eu mesma esperava, algumas leitoras se manifestaram contra o no poo antes mesmo de eu esgotar o assunto. Digo que já esperava, porque mesmo entre as cacheadas que já conhecem essa e outras técnicas de tratamento existe um preconceito muito grande.

Contudo, eu não estou obrigando ninguém a usar, estou apenas apresentando dados e mostrando os resultados que eu obtive. Conheço inúmeras pessoas que usaram e usam, tanto o no poo quanto o low poo, e ambas as técnicas se adaptaram, desde que fossem seguidas da maneira correta, enquanto outras pessoas propagam por aí críticas das mais variadas formas, algumas com razão por já terem testado (da maneira correta) e não terem obtido o resultado esperado, e outras sem fundamento nenhum, pois não fizeram a rotina correta e, obviamente, não alcançaram o resultado. Mas, então, o que seria essa maneira correta?


No primeiro post da série, eu me restringi a apresentar as duas técnicas, explicando um pouco da história, mas não me estendi muito, justamente porque pretendia fazer isso num momento posterior. No terceiro, eu já expliquei um pouco melhor, mas vou esclarecer bem mais no de hoje.


As rotina no e low poo consistem na extinção de dois componentes da sua vida: silicone (outros derivados de petróleo também) e shampoo.



Basicamente, não há grande dificuldade em se manter na rotina se você tiver disciplina, resistindo à tentação dos lançamentos cosméticos que não vão lhe servir por possuírem silicones nas fórmulas, assim como se adaptar a ler os rótulos dos produtos antes de comprar e se desacostumar da espuma.

Em primeiro lugar, é preciso fazer uma desitoxicação do cabelo. Use um shampoo anti-resíduos no cabelo para remover todo e qualquer silicone que exista nele. Somente a partir desse passo, você poderá iniciar a rotina.

Feito isso, compre produtos sem silicone, para isso é preciso saber a diferença entre os silicones solúveis e os não solúveis, vou fazer um post sobre isso ainda (mas quem tiver interesse em começar logo, eu indico produtos que eu já usei, é só me pedir). Para as meninas de cabelos crespos e cacheados, é obrigatório ter um creme de tratamento, um bom condicionador e um leave in.

Você não irá comprar shampoo, não se esqueça disso! O que você irá usar para substituí-lo, dependendo de qual rotina escolher, é:

No poo: suco de limão (200 ml água + caldo de um limão), para ser usado apenas uma vez na semana, nos outros dias você só irá lavar os cabelos com condicionador (chama-se co-wash).

Low poo: bicarbonato de sódio dissolvido em 200 ml de água, para ser usado em substituição ao shampoo, ou seja, cada vez que você lavar o cabelo.


No caso da co-wash, existem pessoas que preferem não usar o mesmo condicionador que usam depois de "lavar" o cabelo. Geralmente, para os cabelos cacheados e crespos, como possuem oleosidade concentrada na raiz e, por isto, tedência à caspa, indica-se um condicionador pouco hidratante para a limpeza, enquanto o outro deve possui esse potencial muito maior.

Uma vez por semana, tente também usar um creme de tratamento, isso diminuirá o frizz e manterá seu cabelo brilhoso, macio e com menos volume.

A Lorraine Massey, maior representante da ténica de tratamento, como eu já disse, é dona da DevaCurl, linha de cosméticos politicamente correta (não testa seus produtos em animais) para cabelos crepos, cacheados, ondulados e secos de um modo geral voltada para essas duas rotinas. Ela possui representação no Brasil, e é utilizada em diversos salões. No entanto, a linha é profissional e não muito ace$$ível, mas para quem quiser, ta aí uma opção.

E é isso, aprendendo a ler os rótulos, tudo acaba virando costume e fica muito fácil. Os resultados não são imediatos, demoram mais ou menos de duas a três semanas para aparecer, por isso não desista antes de verificar se deu ou não certo. Por fim, você sentirá cada vez menos necessidade de hidratar o cabelo, e seu cabelo ficará com uma aparência muito mais saudável e forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi publicado com sucesso!