Início Contato Tutoriais Image Map

sábado, 2 de abril de 2011

Como escolher os produtos para o seu cabelo



Respondendo a manifestações das minha leitoras, resolvi voltar a postar, afinal já faz muito tempo que não mostro a vocês a minha dedicação de blogueira. E como, pelo visto, vocês curtem muito quando eu falo de cabelo, vou-lhes fornecer os meus segredinhos mais queridos.

Logo que eu comecei a fazer a técnica no poo, a grande dificuldade foi encontrar os produtos que se adequassem ao que eu queria para o meu cabelo. Para tanto, não teve jeito, peguei dicas com quem já conhecia a técnica -- em um dos meus posts sobre o no poo já indiquei outros blogs onde vocês encontram dicas sobre isso -- e, como nada sobre cabelo é absoluto e funciona pra todo mundo, tive que me virar um pouco e encontrar o que se adaptava ao meu cabelo (e a minha rotina).

Eu sou uma mulher muito ocupada, e ando cada vez mais ocupada. A correria do dia a dia me consome ao máximo e, como cabelo cacheado requer um mínimo de atençaõ diária, tive que me acostumar a me basear nas seguintes circunstâncias, para criar a minha rotina de cuidados:

1. Em primeiro lugar, lave o cabelo com a frequência que você quiser, não existe essa história de não poder lavar todos os dias. Você só deve prestar atenção em como o seu cabelo fica com o intervalo que você estabelecer entre as lavagens. Se o seu cabelo ficar muito seco, aumente o intervalo entre as lavagens, pois, com isso, a oleosidade natural dele tem tempo hábil pra hidratar todo o fio. Outra coisa a se considerar é que, quem tem o cabelo muito comprido, pode estabelecer um intervalo maior, porque o cabelo demora mais a secar e a raiz só seca após 24 horas, o que pressupõe que você o lave, se diariamente, sempre no mesmo horário.

2. Estabelecido o intervalo de lavagens, procure os produtos que satisfaçam a carência de hidratação do seu cabelo. As meninas de cabelo liso, geralmente, não precisam de condicionadores e cremes de hidratação muito potentes, muitas vezes, aliás, precisam é de um shampoo mais forte para retirar um pouco dessa oleosidade, mas isso não é a regra, outras podem ter os cabelos lisos e ainda assim precisarem de mais hidratação. Os cabelos cacheados e crespos, por sua vez, ou são muito secos ou mistos -- sinceramente, nunca vi um cabelo cacheado ou crespo oleoso, mas pode acontecer, né? --, por isso precisam de cremes e condicionadores que sejam capazes de suprir a carência de hidratação do cabelo e de shampoos mais leves (ou de nenhum shampoo em certos casos). Por fim, quando se trata de cabelo ondulado, já observei várias situações, pois ele tem uma natureza toda especial: pode ser oleoso, seco, misto, de qualquer jeito.  Então, observe bem onde o seu cabelo se enquadra na hora de escolher seus produtos.

3. Escolhidos os seus produtos, você deve observar qual o melhor método para finalizar o seu cabelo. Os cabelos lisos só precisam de um creme de pentear/leave in, ás vezes pomadas, depende do efeito que se quer dar. Os cabelos crespos e caheados, no entanto, precisam de muito mais que isso, uma das grandes descobertas que eu fiz e que mudou completamente meu jeito de cuidar do cabelo, foi o uso do gel. Um grande incômodo que eu tinha era com relação ao frizz, e foi só com o gel que eu resolvi isso -- na verdade minimizei, porque morando em Belém, não tem como acabar realmente, porque é muito úmido. O gel mantém os cachos no lugar até o cabelo secar, segurando a forma e não deixando o vento ou outros farores estragarem os seus cachos. Além disso, ele consegue manter seus cachos no lugar por vários dias até, facilitando o aumento do intervalo entre as lavagens. E para não deixar o cabelo duro, que é consequência do seu uso, é só usar um creme de pentear antes de passar o gel e, quando o cabelo estiver seco, amassá-lo bem de leve até desunir os fios na medida necessária para dar maciez sem perder a forma.

4. Por fim, e não menos importante, acsotume-se a hidratar o cabelo pelo menos uma vez na semana. Eu mesma não tenho o hábito de ir ao salão para fazer isso, faço em casa mesmo, é só ter isso como hábito. Além disso, faça o seguinte, para potencializar sua hidratação: lave o couro cabeludo com shampoo -- nada de lavar os fios, a espuma que escorre durante o enxágue fazem isso por si só sem ressecar o cabelo --, enluve o cabelo, enxágue bem todos os produtos que não forem sem enxágue -- nada de manter um pouco de condicionador ou de creme de hidratação achando que o cabelo vai ficar mais hidratado, eles têm substâncias ácidas na composição e fazem o efeito contrário se ficarem por muito tempo nos fios, para deixá-los hidratados por mais tempo é que existem produtos sem enxágue --, e, por último, use um condicionador para fechar as escamas dos fios e dar mais brilho.

Nos próximos posts (sim, vou postar essa semana inteira, hehe), eu vou indicar produtos que eu uso, vai servir pra quem tem cabelos secos e mistos especialmente. E nós ficamos por aqui, por enquanto. Beijos a todas vocês que me lêem e muito obrigada por acompanharem o que eu tenho a dizer ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi publicado com sucesso!